Blog Geração

Lazer



Professor Lucas

Embora o lazer seja extremamente importante hoje, ele é um fenômeno considerado recente, afinal, surgiu como consequência da revolução industrial.

Muito se confunde o lazer com o tempo de diversas atividades do tempo livre. Isso varia muito, pois o lazer é singular e tem a ver com ludicidade. Logo se no tempo livre não é praticado atividades prazerosas que têm a ver com ludicidade, não é lazer, apenas atividades realizadas no tempo livre.

Sobre lazer, “quanto mais gratuita, sem finalidades rigidamente estabelecidas, voltadas para a plena satisfação interna, bem como sob o controle pessoal, maior e melhor a qualidade da experiência de lazer. Sobre as atividades realizadas no tempo de lazer, brincadeiras e jogos surgem como uma forte vertente.

A possibilidade de ser desfrutado em conjunto com pessoas com o mesmo objetivo, ajuda a dar a sensação de desfrutar o momento. Quando coletiva, a experiência do lazer torna-se mais intensa e dinâmica, possibilitando a exploração de novos horizontes.

O jogo visto como uma possibilidade de lazer, e como campo da atividade educativa, reconhece o jogador como corpo totalidade expressiva – emocional, espiritual, intelectual, agente de cultura e de transformação cultural.



O jogo, assim como o lazer é enriquecedor.